8D e 8E - Língua Portuguesa - Professor Ivan


Orientações gerais

Olá, pessoal, tudo bem?
Voltar para o ambiente escolar é sempre um momento único, pois revemos amigos, professores e a escola. Entretanto, nesse momento, o nosso retorno é on-line e isso ocorre justamente pelo afastamento social que acaba sendo, até essa data, a única medida de prevenção contra a proliferação do vírus.
Todos precisamos estar atentos e com muita calma, pois o momento de nossa vida precisa de atenção em diversos sentidos. No que se refere à educação, peço que organizem os horários de estudo e que tenham paciência redobrada nesse início, pois o momento é novo para vocês, família, professores e gestão. Desse modo, podemos tentar enfrentar o período de afastamento social na Educação Básica e promover reflexões sobre a atualidade, conhecimentos específicos e habilidades solicitadas em sala de aula.
Peço, por favor, que chamem os colegas de sala para o blog que é a nossa plataforma de comunicação nesse momento. Peço também que avisem os colegas sobre a importância de acessar o aplicativo Centro de Mídias da Educação SP (CMSP) e o canal digital 2.3 TV Educação que apresentam aulas ao vivo para auxiliarem o nosso processo de ensino-aprendizagem no momento. Além disso, é importante que acompanhem a programação no site do app CMSP que apresenta os horários das aulas ao vivo diariamente.
Peço também que sempre que postar um comentário no blog, deixe o seu nome e a série para que eu saiba quem está escrevendo.
Sobre a entrega das atividades solicitadas, na próxima semana apresentarei maiores detalhes sobre isso, assim que ficarem determinados os canais que serão disponibilizados pela Secretaria Estadual da Educação (SEDUC) para recebimento das atividades. Portanto, disponibilizarei um roteiro de estudos semanal com orientações, retomadas de conteúdo e atividades para o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades e também para que as nossas discussões sejam retomadas.
Bom retorno e bom estudo!

(Realizado a partir do texto do Professor Nilton)

Aulas: 29/4 e 30/4

Aula de acolhimento

Reflita sobre as perguntas e produza o texto solicitado:

1) O que é colaboração?
2) O que é empatia?
3) Destaque situações do seu dia a dia em que é importante colaboração. Exemplos.
4) Você acha que a sociedade precisa de um pouco mais de colaboração?  Explique.
5) Desenvolver um artigo de opinião sobre “A importância da colaboração no Brasil”.

Aula 2
Retomada de conteúdo:
Assista à propaganda institucional sobre Covid-19
De acordo com o vídeo, por que é importante, nesse momento, permanecermos em casa?
1) Qual a forma de transmissão do vírus? Explique.
2) Qual a melhor forma de combate ao problema atual?
3) Produza um parágrafo com 5 linhas explicando a sua opinião sobre esse problema atual que vivemos.

Aula 3
Retomada de conteúdo:
Assista o vídeo sobre Projeto Tamar
Responda as perguntas:
1) Qual a importância de cuidarmos dos oceanos?
2) O que você acha sobre o Projeto Tamar e sobre a necessidade de cuidar de tartarugas?
3) Produza uma narrativa (com personagens, local, tempo, espaço e enredo) em que exista alguma situação que envolva uma tartaruga marinha.

* Essa atividade pode ser desenvolvida com apoio da livro didático (página 57). O próximo passo será o desenvolvimento de uma peça publicitária.

Aula 4
Produza um pequeno texto para explicar a diferença entre publicidade institucional e publicidade comercial. O texto não pode ser cópia, mas você deve explicar o que entendeu a partir de sua pesquisa. Apresentar a fonte da pesquisa desenvolvida.

Comentários

  1. Prof Ivan, Boa tarde! Minha filha optou em fazer as lições no caderno, mas está preocupada. Ela quer saber, como os professores irão saber se estão fazendo mesmo?
    E se ela mudar e começar a enviar por e-mail, onde ela poderá encontrar e-mail de cada professor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem, Vanessa? Gostaria de saber quem é a sua filha. Em Língua Portuguesa estamos aguardando as orientações da SEDUC e, provavelmente, para a próxima semana teremos uma plataforma para a entrega de atividades. As orientações e as datas para a entrega serão apresentadas nesse espaço, portanto, fique tranquila, mas peça para desenvolver o roteiro de estudos . De qualquer forma, se não for desenvolvida a plataforma em Língua Portuguesa vamos organizar a entrega de atividades para a nota por e-mail. Com relação aos outros professores, peço que converse com a coordenação. Ótima semana e peça para a sua filha verificar hoje as orientações e atividades para essa semana.

      Excluir

Postar um comentário