Turma: 8 º A, B,C,D - Tecnologia - Professora Giselle Nascimento.
Data: 04.05.2020
Olá aluno!
Tema da aula: As Tecnologias Invadem Nosso Cotidiano
Proposta de atividade - Caderno
Após a leitura do texto responda:
Data: 04.05.2020
Olá aluno!
Tema da aula: As Tecnologias Invadem Nosso Cotidiano
Proposta de atividade - Caderno
AS TECNOLOGIAS INVADEM NOSSO COTIDIANO
As nossas atividades cotidianas mais comuns – como dormir, comer, trabalhar, nos deslocarmos para diferentes lugares, ler, conversar e se divertir – são possíveis graças às tecnologias a que temos acesso. Elas estão tão presentes em nossas vidas que já nos acostumamos e nem percebemos que não são coisas naturais.
Tecnologias que resultaram, por exemplo, em talheres, pratos, panelas, fogões, fornos, geladeiras, alimentos industrializados e muitos outros produtos, equipamentos e processos que foram planejados e construídos para podermos realizar a simples e fundamental tarefa que garante a nossa sobrevivência: a alimentação.
Da mesma forma, para todas as demais atividades que realizamos em nossas vidas, precisamos de produtos e equipamentos resultantes de estudos, planejamentos e construções específicos para serem utilizados, na busca de melhores formas de viver.
Ao conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade chamamos de "tecnologia". Para construir qualquer equipamento – seja uma caneta esferográfica ou um computador – os homens precisam pesquisar, planejar e criar tecnologias.
Nas atividades cotidianas lidamos com vários tipos de tecnologias. As maneiras, os jeitos ou as habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas. Algumas dessas técnicas são muito simples e de fácil aprendizado. São transmitidas de geração em geração e integram os costumes e os hábitos sociais de um determinado grupo de pessoas. Outras tecnologias exigem técnicas mais elaboradas, habilidades e conhecimentos específicos e complexos.
Existem muitos outros equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano e que não notamos como tecnologias. Alguns invadem o nosso corpo, como próteses, alimentos e medicamentos. Óculos, dentaduras, comidas e bebidas industrializadas, vitaminas e outros tipos de remédios são produtos resultantes de tecnologias sofisticadas.
Como podemos deduzi, dificilmente nossa vida cotidiana seria possível, neste estágio de civilização, sem as tecnologias. Elas invadiram definitivamente nosso cotidiano e já não sabemos viver sem fazer uso delas. Por outro lado, acostumamo-nos tanto com os produtos e os equipamentos tecnológicos que os achamos quase naturais.
Nem pensamos o quanto foi preciso de estudo, criação e construção para que essas tecnologias chegassem às nossas mãos.
Tecnologias que resultaram, por exemplo, em talheres, pratos, panelas, fogões, fornos, geladeiras, alimentos industrializados e muitos outros produtos, equipamentos e processos que foram planejados e construídos para podermos realizar a simples e fundamental tarefa que garante a nossa sobrevivência: a alimentação.
Da mesma forma, para todas as demais atividades que realizamos em nossas vidas, precisamos de produtos e equipamentos resultantes de estudos, planejamentos e construções específicos para serem utilizados, na busca de melhores formas de viver.
Ao conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade chamamos de "tecnologia". Para construir qualquer equipamento – seja uma caneta esferográfica ou um computador – os homens precisam pesquisar, planejar e criar tecnologias.
Nas atividades cotidianas lidamos com vários tipos de tecnologias. As maneiras, os jeitos ou as habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas. Algumas dessas técnicas são muito simples e de fácil aprendizado. São transmitidas de geração em geração e integram os costumes e os hábitos sociais de um determinado grupo de pessoas. Outras tecnologias exigem técnicas mais elaboradas, habilidades e conhecimentos específicos e complexos.
Existem muitos outros equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano e que não notamos como tecnologias. Alguns invadem o nosso corpo, como próteses, alimentos e medicamentos. Óculos, dentaduras, comidas e bebidas industrializadas, vitaminas e outros tipos de remédios são produtos resultantes de tecnologias sofisticadas.
Como podemos deduzi, dificilmente nossa vida cotidiana seria possível, neste estágio de civilização, sem as tecnologias. Elas invadiram definitivamente nosso cotidiano e já não sabemos viver sem fazer uso delas. Por outro lado, acostumamo-nos tanto com os produtos e os equipamentos tecnológicos que os achamos quase naturais.
Nem pensamos o quanto foi preciso de estudo, criação e construção para que essas tecnologias chegassem às nossas mãos.
Após a leitura do texto responda:
Como você está utilizando a tecnologia na quarentena?
Como a Tecnologia e a Ciência podem ajudar no combate da COVID-19?
Querido aluno, faça as atividades da apostila de Tecnologia e Inovação.
Vocês podem tirar fotos e enviar as atividades para o meu e-mail institucional gisellefarias@professor.educacao.sp.gov.br. Não esqueça de colocar nome, número e turma.
Quando voltarmos as nossas atividades presencias iremos fazer as correções das atividades.
Como a Tecnologia e a Ciência podem ajudar no combate da COVID-19?
Querido aluno, faça as atividades da apostila de Tecnologia e Inovação.
Vocês podem tirar fotos e enviar as atividades para o meu e-mail institucional gisellefarias@professor.educacao.sp.gov.br. Não esqueça de colocar nome, número e turma.
Quando voltarmos as nossas atividades presencias iremos fazer as correções das atividades.
Referência Bibliográfica: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/3sf.pdf
Bons estudos!
prof eu nao consigo mandar as atividades
ResponderExcluirOlá, qual é o seu nome? Quais as dificuldades você está em enviar as atividades?
Excluir