Atividade 2
Aulas 9/9, 10/9, 11/9
ivanprofessorp@gmail.com
Olá, pessoal, para a aula de hoje, peço que desenvolvam a
ATIVIDADE 4, da apostila (Caderno do aluno), volume 3, páginas 23 e 24. A
atividade deve ser realizada INDIVIDUALMENTE (adaptação).
ATIVIDADE 4 – PRODUÇÃO TEXTUAL: PODCAST DO LOBATO
[...] imaginem como seria narrar as aventuras da turma do
Sítio do Picapau Amarelo,
na Ilha de Creta. Façam uma pesquisa com seus colegas sobre
o livro, levantem possibilidades
de como organizar, em áudio, trechos da história que vocês
achem interessante. Algumas
sugestões:
Fazer uma leitura simples de trechos para compartilhar;
Dramatizar algumas cenas, em formato de radionovela;
Criar um noticiário, informando o passo a passo das
aventuras no Labirinto do Minotauro.
Ao organizar seu podcast, lembre-se de:
Elaborar um roteiro - É preciso criar uma sequência do que
vai ser gravado. Isso irá
orientar o trabalho e garantir que o podcast fique objetivo
e claro.
Ensaiar - O ensaio irá ajudar a verificar se há problemas
no roteiro e a resolver eventuais
questões técnicas, permitir treinar a oralidade, o respeito
aos turnos da fala e a
clareza na exposição de ideias.
Controlar o ambiente de gravação - A gravação deve
ocorrer, se possível, em um
espaço sem maiores distrações ou intervenções sonoras para
facilitar o processo de
edição.
Editar o material - Existem muitos programas gratuitos que
permitem a edição e
vários aplicativos para celular que podem fazer uma boa
edição do trabalho. É o
momento de verificar quais trechos precisam ser refeitos,
modificados ou excluídos.
Publicar e divulgar - Finalizada a edição, é hora de
compartilhar os trabalhos via
internet ou em aplicativos de envio de mensagens. O ideal é
divulgar para o máximo
possível de pessoas.
Ao terminar os podcasts, vocês também podem compartilhar
suas produções com os estudantes
dos outros anos.
Até mais,
RECOMENDAÇÕES:
Permanecer em casa para proteger a vida e a vida da família
contra a pandemia; seguir as recomendações dos órgãos competentes; desenvolver
a escrita e a leitura mesmo em isolamento social; assistir as aulas de Língua
Portuguesa no aplicativo CMSP; fazer parte do Google Classroom, interagir no
blog e no aplicativo sempre que tiver uma postagem e entregar as atividades da
semana e de semanas anteriores via classroom ou por e-mail.
Comentários
Postar um comentário