8D e 8E - Língua Portuguesa - Professor Ivan (Semana 5, 3o bimestre, atividade 2)

 Atividade 2

 

Aulas 9/9, 10/9, 11/9

ivanprofessorp@gmail.com

 

Olá, pessoal, para a aula de hoje, peço que desenvolvam a ATIVIDADE 4, da apostila (Caderno do aluno), volume 3, páginas 23 e 24. A atividade deve ser realizada INDIVIDUALMENTE (adaptação).

 

ATIVIDADE 4 – PRODUÇÃO TEXTUAL: PODCAST DO LOBATO

[...] imaginem como seria narrar as aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo,

na Ilha de Creta. Façam uma pesquisa com seus colegas sobre o livro, levantem possibilidades

de como organizar, em áudio, trechos da história que vocês achem interessante. Algumas

sugestões:

 

 

 

 Fazer uma leitura simples de trechos para compartilhar;

Dramatizar algumas cenas, em formato de radionovela;

Criar um noticiário, informando o passo a passo das aventuras no Labirinto do Minotauro.

Ao organizar seu podcast, lembre-se de:

Elaborar um roteiro - É preciso criar uma sequência do que vai ser gravado. Isso irá

orientar o trabalho e garantir que o podcast fique objetivo e claro.

Ensaiar - O ensaio irá ajudar a verificar se há problemas no roteiro e a resolver eventuais

questões técnicas, permitir treinar a oralidade, o respeito aos turnos da fala e a

clareza na exposição de ideias.

Controlar o ambiente de gravação - A gravação deve ocorrer, se possível, em um

espaço sem maiores distrações ou intervenções sonoras para facilitar o processo de

edição.

Editar o material - Existem muitos programas gratuitos que permitem a edição e

vários aplicativos para celular que podem fazer uma boa edição do trabalho. É o

momento de verificar quais trechos precisam ser refeitos, modificados ou excluídos.

Publicar e divulgar - Finalizada a edição, é hora de compartilhar os trabalhos via

internet ou em aplicativos de envio de mensagens. O ideal é divulgar para o máximo

possível de pessoas.

Ao terminar os podcasts, vocês também podem compartilhar suas produções com os estudantes

dos outros anos.

 

Até mais,

 

 

RECOMENDAÇÕES:

Permanecer em casa para proteger a vida e a vida da família contra a pandemia; seguir as recomendações dos órgãos competentes; desenvolver a escrita e a leitura mesmo em isolamento social; assistir as aulas de Língua Portuguesa no aplicativo CMSP; fazer parte do Google Classroom, interagir no blog e no aplicativo sempre que tiver uma postagem e entregar as atividades da semana e de semanas anteriores via classroom ou por e-mail.

Comentários