8D e 8E - Língua Portuguesa - Professor Ivan (semana 6, atividade 2, 3o bimestre)

 Aulas 16/9, 17/9, 18/9

ivanprofessorp@gmail.com

 

Atividade 2

Olá, tudo bem?

 Para essa semana, peço que leiam o texto “Outros labirintos”, das páginas 24 e 25, Atividade 5, do Caderno do aluno, volume 3,  ‘Outros labirintos’ e realizem o que é solicitado ao desenvolverem o estudo das unidades mínimas com significados (morfemas) de uma palavra.  Para compreensão das definições de “morfemas”, “sufixo”, “prefixo” disponibilizo vídeos.

 Peço que após a leitura do texto, realizem uma lista de palavras indicando as unidades mínimas (morfemas).

 

Vídeos:

 https://www.youtube.com/watch?v=6USnGU_nZ90 (prefixo e sufixo)

https://www.youtube.com/watch?v=ukEJ6fSjtlg (morfemas)

 

 ATIVIDADE 5 – OUTROS LABIRINTOS

 

Texto 3

LABIRINTITE E OUTRAS “ITES”

Acordei tonto. Ora, alguns amigos me dizem que não se surpreendem, porque normalmente

sou mesmo meio tonto. Bullyings “amigos” à parte, o fato é que estou com a labirintite

atacada. A isso somam-se a rinite e a sinusite também.... E, como se não fosse suficiente, a esse

grupo medonho junta-se a tendinite nos pulsos e está pronta minha tragédia diária, já que trabalho

digitando textos o dia todo.

Fico me lembrando das aulas de Língua Portuguesa, essa coisa linda... Especialmente por

conta da minha coleção de “ites”. Dona Cidinha, minha professora da 7ª série (hoje conhecida

 

 

como 8º ano...), nos brindando e enchendo duas lousas com listas e mais listas de sufixos e prefixos

gregos e latinos. E lá estava o tímido e modesto “ite”, que me ama de paixão. Esse sufixo

grego com falta do que fazer na vida.

Lembro-me dela olhando fixamente para mim (eu com o nariz sempre escorrendo por conta

da coriza, causada pela rinite e sinusite), explicando que o sufixo “ite” indicava sempre uma

doença ou inflamação do órgão ou da estrutura anatômica presente no radical da palavra. No

meu caso, a infecção das narinas (rino, daí rinite) e dos seios da face (sinus, daí sinusite). Mais

tarde, eu agregaria labirintite (labirinto) à minha lista.

É estranho imaginar que temos uma estrutura em nosso corpo chamada labirinto. É o nome

dado a uma região na parte interna da orelha. É responsável pela noção de equilíbrio e da percepção

da noção do corpo e tem formato de caracol. Quando era pequeno, assistindo ao Sítio

do Picapau Amarelo na tevê, me impressionava a figura do Minotauro em seu labirinto. Quando

tinha dor de ouvido (otite, olha o “ite” aí de novo) ficava matutando se não haveria algum monstro

feito um Minotauro dentro da minha cabeça...

Meu amigo Edson disse que eu sofrer de labirintite é plenamente explicável, considerando

que, como libriano, vivo em constante estado de confusão mental... O que é uma bobagem,

porque, em tese, todo libriano deveria ser equilibrado, e a labirintite causa exatamente a falta

de equilíbrio.... Enfim...

Tudo isso me faz lembrar que sempre gostei das aulas de Língua Portuguesa, me encantava

saber como é que as palavras eram criadas, de onde vinham, como se dava esse processo.

Saber que o latim originou o português, que continua em transformação até hoje, com contribuições

de línguas como o grego ou o celta, passando pelo árabe, pelo tupi, pelo iorubá, dentre

outras... Realmente essa construção me fascina.

Mas, agora, infelizmente, preciso encarar minhas companheiras “ites” de todo dia e ir trabalhar...

Fazer o quê? #partiutrabalho.

Marcos Rohfe

 

No texto, o autor cita o estudo de prefixos gregos e latinos na época em que estudava.

Esses morfemas (unidades mínimas com significado) auxiliam na composição de palavras na

língua portuguesa.

 

In- é um prefixo latino e -mente, um sufixo adverbial latino. A palavra infelizmente é um

advérbio de modo.

Prefixos e Sufixos possuem significado e, ao se juntarem às palavras, formam outras com

significados distintos.

Com a orientação do professor, faça uma pesquisa em uma gramática, livros didáticos ou

sites confiáveis, relacionando alguns prefixos e sufixos. Essa pesquisa irá auxiliá-lo a compreender

mais facilmente o significado de muitas palavras.

 

Até mais,

  

RECOMENDAÇÕES:

Permanecer em casa para proteger a vida e a vida da família contra a pandemia; seguir as recomendações dos órgãos competentes; desenvolver a escrita e a leitura mesmo em isolamento social; assistir as aulas de Língua Portuguesa no aplicativo CMSP; fazer parte do Google Classroom, interagir no blog e no aplicativo sempre que tiver uma postagem e entregar as atividades da semana e de semanas anteriores via classroom ou por e-mail, desenvolver a atividade de recuperação, entregar a AAP (prova do Governo).

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