8D e 8E - Língua Portuguesa - Professor Ivan (Semana 5, 3o bimestre, atividade 1)

Aulas 9/9, 10/9, 11/9

ivanprofessorp@gmail.com

 

Atividade 1

Olá, tudo bem?

 

Para essa semana, peço que realizem a ATIVIDADE 3, da apostila (Caderno do aluno), volume 3, páginas 22 e 23.

 

ATIVIDADE 3 – CONECTANDO LABIRINTOS

Texto 2

NO LABIRINTO DE CRETA

Foram despertar na Ilha de Creta, onde logo descobriram o labirinto. Era um palácio imenso,

com mil corredores dispostos de tal maneira que quem entrasse, nunca mais conseguiria sair

– e acabaria devorado pelo monstro. O Minotauro só comia carne humana.

Diante do labirinto, os três “pica-paus” pararam para refletir.

— Quem entra, não sai mais e acaba no papo do monstro – disse Pedrinho - Mas nós sabemos

o jeito de entrar e sair: é irmos desenrolando um fio de linha. Ah, se eu tivesse trazido um

carretel...

— Pois eu trouxe três! – gritou Emília triunfalmente - E dos grandes, número 50. Desça a

mala, Visconde, abra-a.

A mala foi descida e aberta. Emília tirou os carretéis e deu um a Pedrinho, outro ao Visconde,

ficando com o terceiro.

Entraram no Labirinto e foram desenrolando o primeiro carretel; quando a linha acabou,

desenrolaram o segundo; e quando a linha do segundo acabou, começaram a desenrolar o terceiro.

Eram corredores e mais corredores, construídos da maneira mais atrapalhada possível de

propósito para que quem entrasse, não pudesse sair. Antes do terceiro carretel chegar ao fim,

Emília “sentiu” a aproximação de qualquer coisa.

Percebo uma catinga no ar – disse ela baixinho, farejando – O monstro deve ter seus aposentos

por aqui...

Uns passos mais e pronto: lá estava o Minotauro, numa espécie de trono, a mastigar lentamente

qualquer coisa que havia numa grande cesta.

— Mas como está gordo! – cochichou Emília - Muito mais que aquele célebre cevado que

Dona Benta comprou do Elias Turco. Parece que nem pode erguer-se do trono.

De fato, o monstro estava gordíssimo, quase obeso, com três papadas caídas; o seu corpanzil

afundava dentro do tronco. Que teria acontecido?

Mesmo assim, era perigoso aproximar-se, de modo que novamente, Emília recorreu ao

Visconde.

— Vá lá, meu bem, chegue-se ao “gordo” e com muito cuidado peça informações sobre a

tia Nastácia.

— E se ele me devorar?

— Não há perigo. Nem a Esfinge o devorou, quanto mais o Minotauro. Só as vacas devoram

os sabugos.

— Mas ele é um touro, e os touros também comem sabugos.

— Menos este, que é antropófago. Vá sem medo.

O Visconde arriou a maletinha e foi. Instantes depois, voltara.

— E então? - perguntou Pedrinho.

— Não fala, não responde. Perguntei por tia Nastácia e ele só me olhou com um olho parado,

sempre a mastigar umas coisas que tira daquela cesta – “isto” e mostrou o que havia na

cesta.

Emília arrancou-lhe o “isto” da mão. Era um bolinho. Era um bolinho de tia Nastácia. Que

alegria! Aquele bolinho era a prova mais absoluta que tia Nastácia estava lá – e viva! Pedrinho

comeu o bolinho inteiro e lamentou que o Visconde só tivesse trazido um.

— Vamos procurá-la com o resto de linha que ainda temos – disse Emília examinando o

carretel - Há de dar.

[...]

LOBATO, Monteiro. O Minotauro. Editora Brasiliense: São Paulo, 1954. p. 206-209.

 

Após a leitura do texto, responda às questões propostas.

a) O que o uso de aspas em “pica-paus” indica?

b) No texto, duas palavras estão em negrito: antropófago e cevado. Pesquise o significado

delas.

c) O que o comportamento da personagem Emília nos permite inferir sobre ela? E a personagem

Visconde? Como o texto apresenta a relação dos dois?

d) Como o uso dos carretéis iria ajudar as personagens a saírem do labirinto?

e) Minotauro é um ser considerado antropófago. Isso se confirma no texto lido?

 

Até mais,

 

RECOMENDAÇÕES:

Permanecer em casa para proteger a vida e a vida da família contra a pandemia; seguir as recomendações dos órgãos competentes; desenvolver a escrita e a leitura mesmo em isolamento social; assistir as aulas de Língua Portuguesa no aplicativo CMSP; fazer parte do Google Classroom, interagir no blog e no aplicativo sempre que tiver uma postagem e entregar as atividades da semana e de semanas anteriores via classroom ou por e-mail.

 

Comentários