Aula 10/9
ivanprofessorp@gmail.com
Olá, tudo bem?
Nessa semana, solicito a vocês o desenvolvimento da
ATIVIDADE 1, da apostila (Caderno do Aluno), VOLUME , páginas 42, 43, 44 e 45.
Sugiro a leitura dos textos antes do desenvolvimento do que é solicitado.
Escolha um dos grupos e desenvolva a atividade INDIVIDUALMENTE (adaptação da
atividade original).
AQUI É NOSSA CASA
Não importa o tamanho da cidade em que você vive: muito
provavelmente as cenas a
seguir se repetem nela. No ônibus, no metrô, na rua, nos
bares, restaurantes, elevadores, tem
sempre alguém usando um telefone celular. Embora com os mais
variados propósitos (pode ser
para conversar, pagar uma conta, fazer uma pesquisa, entrar
numa rede social, assistir a um
vídeo, comprar algo, jogar), o fato é que esses aparelhos se
tornaram indispensáveis para muita
gente. Acontece que, como o mundo tem mais de 7,7 bilhões de
pessoas, e 2,5 bilhões delas
usam smartphones e trocam seus aparelhos com frequência, o
problema do descarte é enorme.
O lixo eletrônico gerado por estes aparelhos e por tantos
outros dispositivos também globalmente
consumidos é um desafio a ser enfrentado por cada um de nós.
Afinal, com tantos estímulos
para consumirmos cada vez mais e com produtos que duram
apenas um certo tempo, sem
incorporarmos o consumo consciente ao nosso comportamento, o
planeta certamente não vai
dar conta. Nas próximas aulas, vamos refletir sobre essas
questões e sobre nosso papel para não
sermos “engolidos” pela sociedade de consumo.
Atividade 1 – Em busca de informações
Você já refletiu sobre como a tecnologia digital vem
ganhando espaço na nossa vida e
como a sociedade tem se tornado cada vez mais tecnológica e
conectada. Os smartphones
ganharam status de indispensáveis no dia a dia, e a cena
mais comum atualmente, onde quer
que vamos, são pessoas interagindo de alguma forma com seu
aparelho. Isso explica os números
que você vê no infográfico a seguir [...]
Depois de analisar os dados, organizem-se [...] para fazer
uma pesquisa e responder
perguntas relacionadas à indústria, propaganda, lixo
eletrônico e sustentabilidade. Leiam a
seguir dicas importantes para ficarem ligados ao realizar a
pesquisa na internet.
Grupo 1
Foco na indústria
Escolha grandes fabricantes para pesquisar e depois
responda:
Qual a frequência média de lançamentos de novos modelos de smartphones?
Por que os fabricantes lançam modelos novos nestes prazos?
Qual é a vida útil de um smartphone?
Grupo 2
Papel da propaganda e sua relação com o consumo
Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas
de celular.
Então, responda:
Quais os motivos mais comuns para alguém querer trocar de
celular?
Na média, de quanto em quanto tempo os usuários trocam seus
aparelhos?
De onde vem a pressão para a troca?
Grupo 3
Foco no lixo eletrônico
Quais consequências para a saúde o descarte inadequado de
dispositivos
eletrônicos pode causar?
Os componentes dos smartphones são recicláveis?
Qual é o impacto do lixo eletrônico para o Brasil?
Grupo 4
Foco na sustentabilidade
Que tipo de campanha o seu município faz pela coleta de lixo
eletrônico?
Os fabricantes de smartphones oferecem pontos de coleta dos
aparelhos em
desuso?
Que tipos de atitudes os consumidores poderiam adotar para
causar menos
impacto no planeta?
Até mais,
RECOMENDAÇÕES:
Permanecer em casa para proteger a vida e a vida da família
contra a pandemia; seguir as recomendações dos órgãos competentes; desenvolver
a escrita e a leitura mesmo em isolamento social; assistir as aulas de Língua
Portuguesa no aplicativo CMSP; fazer parte do Google Classroom, interagir no
blog e no aplicativo sempre que tiver uma postagem e entregar as atividades da
semana e de semanas anteriores via classroom ou por e-mail.
Comentários
Postar um comentário