8E - Tecnologia e Inovação - Professor Ivan (semana 6, 3o bimestre)

Aula 17/9

ivanprofessorp@gmail.com

 

Olá, tudo bem?

 

 

Na aula de hoje, vamos retomar a postagem da semana passada, para solicitar a ATIVIDADE 2, da página 45, (Caderno do aluno, volume 3).

 

Atividade 2 – Uma campanha para consumo consciente

Agora é hora compartilharem os resultados de sua pesquisa com os outros grupos. Depois

de ouvir mais (e fazer suas anotações) sobre questões abordando sustentabilidade, indústria,

propaganda e lixo eletrônico, cada grupo vai planejar em uma campanha para uso e descarte

consciente de lixo eletrônico. Pensem nos números ou dados que mais os surpreenderam e,

quando chegarem a um consenso sobre o que vai entrar na campanha, coloquem tudo no papel,

ou na tela, e criem um cartaz. Lembrem-se: para serem efetivas, as campanhas têm de ser

informativas e atraentes. Escolham bem as palavras, as informações e as ideias que querem

transmitir. E então, escolham as imagens que vão compor a produção de vocês.

Os cartazes em sulfite ou cartolina têm uma longa história e sempre funcionaram muito bem,

mas se quiserem usar um recurso digital, uma dica é o canva, uma plataforma online que oferece

alguns recursos gratuitos, como templates de infográficos, apresentações, cartazes, panfletos,

logotipos e muitas outras coisas bacanas. É só escolher o design e, de forma fácil e intuitiva, você

mesmo prepara a sua arte! Disponível em: <www.canva.com>. Acesso em 12.mar.2020.

Quando o cartaz estiver pronto, vocês podem publicar nas redes sociais (se estiver em

papel, vale fotografar para compartilhar). Sugestão: vocês podem também criar uma hashtag

especial para a campanha.

 

Postagem da semana passada:

Peço o desenvolvimento da ATIVIDADE 1, da apostila (Caderno do Aluno), VOLUME , páginas 42, 43, 44 e 45. Sugiro a leitura dos textos antes do desenvolvimento do que é solicitado. Escolha um dos grupos e desenvolva a atividade INDIVIDUALMENTE (adaptação da atividade original).

 

AQUI É NOSSA CASA

Não importa o tamanho da cidade em que você vive: muito provavelmente as cenas a

seguir se repetem nela. No ônibus, no metrô, na rua, nos bares, restaurantes, elevadores, tem

sempre alguém usando um telefone celular. Embora com os mais variados propósitos (pode ser

para conversar, pagar uma conta, fazer uma pesquisa, entrar numa rede social, assistir a um

vídeo, comprar algo, jogar), o fato é que esses aparelhos se tornaram indispensáveis para muita

gente. Acontece que, como o mundo tem mais de 7,7 bilhões de pessoas, e 2,5 bilhões delas

usam smartphones e trocam seus aparelhos com frequência, o problema do descarte é enorme.

O lixo eletrônico gerado por estes aparelhos e por tantos outros dispositivos também globalmente

consumidos é um desafio a ser enfrentado por cada um de nós. Afinal, com tantos estímulos

para consumirmos cada vez mais e com produtos que duram apenas um certo tempo, sem

incorporarmos o consumo consciente ao nosso comportamento, o planeta certamente não vai

dar conta. Nas próximas aulas, vamos refletir sobre essas questões e sobre nosso papel para não

sermos “engolidos” pela sociedade de consumo.

 

Atividade 1 – Em busca de informações

Você já refletiu sobre como a tecnologia digital vem ganhando espaço na nossa vida e

como a sociedade tem se tornado cada vez mais tecnológica e conectada. Os smartphones

ganharam status de indispensáveis no dia a dia, e a cena mais comum atualmente, onde quer

que vamos, são pessoas interagindo de alguma forma com seu aparelho. Isso explica os números

que você vê no infográfico a seguir [...]

 

Depois de analisar os dados, organizem-se [...] para fazer uma pesquisa e responder

perguntas relacionadas à indústria, propaganda, lixo eletrônico e sustentabilidade. Leiam a

seguir dicas importantes para ficarem ligados ao realizar a pesquisa na internet.

 

 

Grupo 1

Foco na indústria

Escolha grandes fabricantes para pesquisar e depois responda:

Qual a frequência média de lançamentos de novos modelos de smartphones?

Por que os fabricantes lançam modelos novos nestes prazos?

Qual é a vida útil de um smartphone?

 

Grupo 2

Papel da propaganda e sua relação com oconsumo

 

Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas de celular.

Então, responda:

Quais os motivos mais comuns para alguém querer trocar de celular?

Na média, de quanto em quanto tempo os usuários trocam seus aparelhos?

De onde vem a pressão para a troca?

 

Grupo 3

Foco no lixo eletrônico

 

Quais consequências para a saúde o descarte inadequado de dispositivos

eletrônicos pode causar?

Os componentes dos smartphones são recicláveis?

Qual é o impacto do lixo eletrônico para o Brasil?

 

 

Grupo 4

Foco na sustentabilidade

 

Que tipo de campanha o seu município faz pela coleta de lixo eletrônico?

Os fabricantes de smartphones oferecem pontos de coleta dos aparelhos em

desuso?

Que tipos de atitudes os consumidores poderiam adotar para causar menos

impacto no planeta?

 

Até mais,

 

 

RECOMENDAÇÕES:

Permanecer em casa para proteger a vida e a vida da família contra a pandemia; seguir as recomendações dos órgãos competentes; desenvolver a escrita e a leitura mesmo em isolamento social; assistir as aulas de Língua Portuguesa no aplicativo CMSP; fazer parte do Google Classroom, interagir no blog e no aplicativo sempre que tiver uma postagem e entregar as atividades da semana e de semanas anteriores via classroom ou por e-mail.

 

Comentários