Aula 17/9
ivanprofessorp@gmail.com
Olá, tudo bem?
Na aula de hoje, vamos retomar a postagem da semana passada,
para solicitar a ATIVIDADE 2, da página 45, (Caderno do aluno, volume 3).
Atividade 2 – Uma campanha para consumo consciente
Agora é hora compartilharem os resultados de sua pesquisa
com os outros grupos. Depois
de ouvir mais (e fazer suas anotações) sobre questões
abordando sustentabilidade, indústria,
propaganda e lixo eletrônico, cada grupo vai planejar em uma
campanha para uso e descarte
consciente de lixo eletrônico. Pensem nos números ou dados
que mais os surpreenderam e,
quando chegarem a um consenso sobre o que vai entrar na
campanha, coloquem tudo no papel,
ou na tela, e criem um cartaz. Lembrem-se: para serem
efetivas, as campanhas têm de ser
informativas e atraentes. Escolham bem as palavras, as
informações e as ideias que querem
transmitir. E então, escolham as imagens que vão compor a
produção de vocês.
Os cartazes em sulfite ou cartolina têm uma longa história e
sempre funcionaram muito bem,
mas se quiserem usar um recurso digital, uma dica é o canva,
uma plataforma online que oferece
alguns recursos gratuitos, como templates de infográficos,
apresentações, cartazes, panfletos,
logotipos e muitas outras coisas bacanas. É só escolher o design
e, de forma fácil e intuitiva, você
mesmo prepara a sua arte! Disponível em: <www.canva.com>.
Acesso em 12.mar.2020.
Quando o cartaz estiver pronto, vocês podem publicar nas
redes sociais (se estiver em
papel, vale fotografar para compartilhar). Sugestão: vocês
podem também criar uma hashtag
especial para a campanha.
Postagem da semana passada:
Peço o desenvolvimento da ATIVIDADE 1, da apostila (Caderno
do Aluno), VOLUME , páginas 42, 43, 44 e 45. Sugiro a leitura dos textos antes
do desenvolvimento do que é solicitado. Escolha um dos grupos e desenvolva a
atividade INDIVIDUALMENTE (adaptação da atividade original).
AQUI É NOSSA CASA
Não importa o tamanho da cidade em que você vive: muito
provavelmente as cenas a
seguir se repetem nela. No ônibus, no metrô, na rua, nos
bares, restaurantes, elevadores, tem
sempre alguém usando um telefone celular. Embora com os mais
variados propósitos (pode ser
para conversar, pagar uma conta, fazer uma pesquisa, entrar
numa rede social, assistir a um
vídeo, comprar algo, jogar), o fato é que esses aparelhos se
tornaram indispensáveis para muita
gente. Acontece que, como o mundo tem mais de 7,7 bilhões de
pessoas, e 2,5 bilhões delas
usam smartphones e trocam seus aparelhos com frequência, o
problema do descarte é enorme.
O lixo eletrônico gerado por estes aparelhos e por tantos
outros dispositivos também globalmente
consumidos é um desafio a ser enfrentado por cada um de nós.
Afinal, com tantos estímulos
para consumirmos cada vez mais e com produtos que duram
apenas um certo tempo, sem
incorporarmos o consumo consciente ao nosso comportamento, o
planeta certamente não vai
dar conta. Nas próximas aulas, vamos refletir sobre essas
questões e sobre nosso papel para não
sermos “engolidos” pela sociedade de consumo.
Atividade 1 – Em busca de informações
Você já refletiu sobre como a tecnologia digital vem
ganhando espaço na nossa vida e
como a sociedade tem se tornado cada vez mais tecnológica e
conectada. Os smartphones
ganharam status de indispensáveis no dia a dia, e a cena
mais comum atualmente, onde quer
que vamos, são pessoas interagindo de alguma forma com seu
aparelho. Isso explica os números
que você vê no infográfico a seguir [...]
Depois de analisar os dados, organizem-se [...] para fazer
uma pesquisa e responder
perguntas relacionadas à indústria, propaganda, lixo
eletrônico e sustentabilidade. Leiam a
seguir dicas importantes para ficarem ligados ao realizar a
pesquisa na internet.
Grupo 1
Foco na indústria
Escolha grandes fabricantes para pesquisar e depois
responda:
Qual a frequência média de lançamentos de novos modelos de smartphones?
Por que os fabricantes lançam modelos novos nestes prazos?
Qual é a vida útil de um smartphone?
Grupo 2
Papel da propaganda e sua relação com oconsumo
Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas
de celular.
Então, responda:
Quais os motivos mais comuns para alguém querer trocar de
celular?
Na média, de quanto em quanto tempo os usuários trocam seus
aparelhos?
De onde vem a pressão para a troca?
Grupo 3
Foco no lixo eletrônico
Quais consequências para a saúde o descarte inadequado de
dispositivos
eletrônicos pode causar?
Os componentes dos smartphones são recicláveis?
Qual é o impacto do lixo eletrônico para o Brasil?
Grupo 4
Foco na sustentabilidade
Que tipo de campanha o seu município faz pela coleta de lixo
eletrônico?
Os fabricantes de smartphones oferecem pontos de coleta dos
aparelhos em
desuso?
Que tipos de atitudes os consumidores poderiam adotar para
causar menos
impacto no planeta?
Até mais,
RECOMENDAÇÕES:
Permanecer em casa para proteger a vida e a vida da família
contra a pandemia; seguir as recomendações dos órgãos competentes; desenvolver
a escrita e a leitura mesmo em isolamento social; assistir as aulas de Língua
Portuguesa no aplicativo CMSP; fazer parte do Google Classroom, interagir no
blog e no aplicativo sempre que tiver uma postagem e entregar as atividades da
semana e de semanas anteriores via classroom ou por e-mail.
Comentários
Postar um comentário