LAERTE-HISTÓRIA-8A,8B,8C-ATIV.9-SEMANA 07 A 11 DEZEMBRO 2020.

 

ATIVIDADE 1

A partir das informações contidas no texto acima, utilize um atlas ou a internet e identifique no mapa abaixo os estados brasileiros que possuem ou já possuíram quilombos.

 

A formação dos quilombos, comunidades que abrigavam escravos fugitivos. Entre os quilombos formados, destacou-se o Quilombo dos Palmares, situado na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Os quilombos enquanto organização social e foco de resistência ao sistema escravocrata. No caso de Palmares, o quilombo chegou a reunir 20 mil pessoas e foi destruído na última década do século XVII.  Ainda hoje, espalhadas por todo o Brasil, existem comunidades remanescentes de alguns antigos quilombos; só na região do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, existem 30 comunidades quilombolas que lutam pelo reconhecimento de seus direitos sobre a terra que ocupam.

 
Também houve movimentos de escravos e ex - escravos, como a Revolta dos Malês, que despertaram forte reação das autoridades porque significaram a resistência efetiva dos negros à escravidão. Abaixo vocês poderão saber um pouco mais sobre esse episódio, por meio da leitura e síntese do texto de um historiador.


ATIVIDADE 2

Depois de ler atentamente, realize em seu caderno uma síntese sobre a Revolta dos Malês. A finalidade da síntese é apresentar as ideias essenciais contidas no texto; portanto, deve-se antes compreendê-lo integralmente.

Ø  Qual é o nome da revolta relatada no texto?

Ø  Quando ocorreu essa revolta?

Ø  Onde ocorreu essa revolta?

Ø  Quais os grupos sociais envolvidos?

Ø  Quais os motivos que justificam a ocorrência dessa revolta?

Ø  Como aconteceu a revolta?

Ø  Qual foi o desfecho do movimento? (como terminou)






    




HABILIDADE DO CURRÍCULO PAULISTA:

(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

 OBJETIVO DA AULA:

Esta Situação de Aprendizagem visa pontuar as várias formas de resistência dos escravizados à escravidão e principalmente, à análise da Revolta dos Malês, ocorrida na província da Bahia, em 1835, durante o Período Regencial. Também tem o objetivo de incentivar a prática do trabalho com textos historiográficos na busca de sua compreensão, síntese e interpretação.


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