ATIVIDADE 1
A
partir das informações contidas no texto acima, utilize um atlas ou a internet
e identifique no mapa abaixo os estados brasileiros que possuem ou já possuíram
quilombos.
A
formação dos quilombos, comunidades que abrigavam escravos fugitivos. Entre os
quilombos formados, destacou-se o Quilombo dos Palmares, situado na Serra da
Barriga, atual estado de Alagoas. Os quilombos enquanto organização social e
foco de resistência ao sistema escravocrata. No caso de Palmares, o quilombo
chegou a reunir 20 mil pessoas e foi destruído na última década do século XVII. Ainda hoje, espalhadas por todo o Brasil,
existem comunidades remanescentes de alguns antigos quilombos; só na região do
Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, existem 30 comunidades quilombolas que
lutam pelo reconhecimento de seus direitos sobre a terra que ocupam.
Também houve movimentos de escravos e ex
- escravos, como a Revolta dos Malês, que despertaram forte reação das
autoridades porque significaram a resistência efetiva dos negros à escravidão.
Abaixo vocês poderão saber um pouco mais sobre esse episódio, por meio da
leitura e síntese do texto de um historiador.
ATIVIDADE 2
Depois de ler atentamente, realize
em seu caderno uma síntese sobre a Revolta dos Malês. A finalidade da
síntese é apresentar as ideias essenciais contidas no texto; portanto, deve-se
antes compreendê-lo integralmente.
Ø
Qual é o nome da revolta relatada no texto?
Ø
Quando ocorreu essa revolta?
Ø
Onde ocorreu essa revolta?
Ø
Quais os grupos sociais envolvidos?
Ø
Quais os motivos que justificam a ocorrência
dessa revolta?
Ø Como aconteceu a revolta?
Ø Qual foi o desfecho do movimento? (como terminou)
HABILIDADE DO
CURRÍCULO PAULISTA:
(EF08HI16)
Identificar, comparar e
analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos
movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do
Brasil.
Esta Situação de Aprendizagem visa pontuar
as várias formas de resistência dos escravizados à escravidão e principalmente,
à análise da Revolta dos Malês, ocorrida na província da Bahia, em 1835,
durante o Período Regencial. Também tem o objetivo de incentivar a prática do
trabalho com textos historiográficos na busca de sua compreensão, síntese e
interpretação.
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